Jump Brasil

Equipe

A equipe da Jump Brasil é composta por profissionais qualificados com experiência em startups, conhecimento da dinâmica de mercado, especialmente investimentos de capital semente, e com habilidade em consultoria e assessoria de empreendedores. Confira abaixo quem são nossos colaboradores:

+
ANDRÉ ARAÚJO
ANDRÉ ARAÚJO Head de Aceleração, JUMP BRASIL


André Araújo é um empreendedor, executivo de negócios e consultor. Ele é um graduando em administração, MBA em finanças corporativas e MsC em Design de Artefatos Digitais. Em 2000 ele fundou a Jynx Playware, pioneiro estúdio de desenvolvimento de games no Brasil, e desde então trabalhou em organizações relacionadas a tecnologia, criatividade e inovacão, como a Ogilvy&Mather, Havas Worldwide, C.E.S.A.R e Joy Street S/A. Ele também trabalhou no Lloyds Bank PLC, PriceWaterhouseCoopers e Infoglobo S/A. Atualmente é o Superintendente de Aceleração da Jump Brasil.

+
BRENO JARUZO
BRENO JARUZO Assistente de Aceleração, JUMP BRASIL


Graduado em Administração de Empresas pela Universidade de Pernambuco – UPE. Iniciou sua carreira no Marketing da Red Bull, onde foi responsável por diversos projetos e ações. Atuou também em agências de publicidade, desenvolvendo projetos nas áreas de trade marketing para o mercado de bebidas; Além do trabalho na JUMP, é entusiasta de economia criativa e tecnologia, empreendendo iniciativas nessas áreas.

+
FERNANDA VILLAS BÔAS
FERNANDA VILLAS BÔAS Assessoria de Comunicação, JUMP BRASIL


Graduada em Comunicação Social, com MBA em Gestão de Projetos na FGV e Project Management Professional Certification – PMC. Foi Gerente de Projetos por 06 anos e também voluntária no setor de Captação de Recursos do Hospital de Câncer de Pernambuco. Hoje é empreendedora social, empresária na Athos Assessoria e Comunicação e atua como Assessora de Comunicação do Porto Digital.

+
MARILIA ARAÚJO
MARILIA ARAÚJO Coworking e Eventos, JUMP BRASIL


Graduanda em Administração de Empresas pela Universidade de Pernambuco (UPE). Sua carreira começou na área de Marketing da Red Bull, como Student Brand Manager, gerente da marca dentro do seu campus universitário. Atuou também na área comercial e de marketing de outras organizações, e também em projetos no Terceiro Setor. Apaixonada por idéias inovadoras, economia verde, social e criativa.

+
JÉSSICA LEITE
JÉSSICA LEITE Analista de Aceleração, JUMP Brasil


Pós graduanda em Gerenciamento de Projetos e graduada em Administração pela Universidade de Pernambuco. Atuou em instituição pública e organização não-governamental de apoio a empreendedores de baixa renda. Trabalhou como voluntária em organizações voltadas para o desenvolvimento da liderança jovem e na divulgação do conceito de Negócios Sociais para universitários. Atualmente é Analista de Inovação na JUMP Brasil



Mentores

Como toda aceleradora, a Jump Brasil conta com um forte time de mentores para compartilhar seus conhecimentos e habilidades com os empreendedores a fim de contribuir para o incremento das startups em processo de aceleração apenas com a doação de algumas horas de consultoria. Veja abaixo quem são os mentores da Jump Brasil:

+
ABELARDO SANTANA
ABELARDO SANTANA Fundador e Business Development, ALFAIA


Desde 2004 atuando no mercado de tecnologia, internet e comunicação digital, passando pelo Governo de Pernambuco, Fishy Agência Digital e Agência Caju. 

Atualmente é Business Development da ALFAIA e professor de Pós-Graduação da Unibratec. A ALFAIA é uma empresa de estratégia, tecnologia e design, que atua como núcleo de inovação das organizações, criando oportunidades, minimizando problemas e melhorando processos com soluções relevantes para o crescimento do negócio.

+
AISA PEREIRA
AISA PEREIRA FUNDADORA, Engenharia de Vendas


Desenvolveu a Metodologia da Engenharia de Vendas para Empresas de Software, cuja aplicação e uso leva empresas brasileiras de software a apresentarem resultados de até 300% em crescimento nas vendas e de até 200 vezes em recuperação do investimento feito na capacitação e na implantação da metodologia. Aísa é autora do livro Vendendo Software, o primeiro livro sobre venda e marketing de software publicado no Brasil, e continua capacitando milhares de profissionais de software através do Curso da Engenharia de Vendas.

+
ALESSANDRO FAVALI
ALESSANDRO FAVALI FOUNDER, Zernike Panamá


Socio-fundador e Diretor Executivo do Grupo Zernike América, possui Graduação em Ciência Política pela Università degli Studi di Pavia, Itália. Possui experiência em empreendedorismo e inovação, tendo ocupado cargo de Diretor no Centro Internacional de Capacitação para la Innovación (Cp).    

+
ALOÍSIO SOTERO
ALOÍSIO SOTERO Co-fundador e Mentor de Marketing, Wine in Pack


Um apaixonado por inovação para mover a diferenciação das empresas e negócios na Internet. Um Empreendedor Serial focado em Customer Marketing. Especialista em Gestão de Organizações Temporárias que visam validar modelos de negócios movidos pela inovação. Sólida experiência na formatação de negócios rentáveis, replicáveis e escaláveis baseada em marketing de cliente.

Co-fundador e Mentor de Marketing e Inovação da Wine In Pack, primeira loja exclusiva de packs de vinho do Brasil. Parte do Grupo Pernambucano Lacomex.

Co-fundador da Farmácia Doce Vida, Farmácia Online especializada em tratamento da diabetes. Responsável pela área de Customer Marketing e desenvolvimento e oportunidades de negócios. 

Co-fundador da Wine.com.br, o maior portal de vendas de vinhos da Internet brasileira. Vendeu a participação ao Grupo RBS. A Wine se transformou num dos maiores cases de sucesso do e-commerce brasileiro. 

Como executivo, passou pelos seguintes caminhos ultimamente:

1) Diretor Superintendente da Gazeta Mercantil onde fez o split da área offline do jornal para a área digital. Geriu a parte de online através de uma plataforma de notícias econômicas, o InvestNes.

2) Diretor de Marketing Direto do Grupo Brasif onde estruturou a área de reservas online do DutyFree do Brasil e posteriormente do Grupo Dufry empresa que sucedeu o Grupo Brasif

3) No setor público, passou por experiências importantes para entender a máquina pública brasileira:

- Secretário de Agricultura de Pernambuco no Governo Marco Maciel

- Secretário Executivo do Ministério de Educação também na Gestão de Marco Maciel

- Chefe de Gabinete do Ministério da Fazenda na Gestão de Gustavo Krause

+
ANDRÉ FERRAZ
ANDRÉ FERRAZ CEO, In Loco Media


CEO e cofundador da In Loco Mídia Localização mobile rede Ad base. Primeira rede de anúncios do mundo móvel equipado com a tecnologia de localização interior e a maior empresa brasileira de publicidade móvel. André liderou a formação da empresa desde a sua concepção ainda na Universidade, até a conquista dos primeiros clientes e aporte de investimento do Grupo Buscapé. É uma referência local próxima aos jovens empreendedores de startups localizadas no NE.

+
ANDRÉ LUIS MONTEIRO
ANDRÉ LUIS MONTEIRO CEO , +INNOVATORS


Empreendedor, trabalha com inovação desde 2001. Cofundador da Alaska Discovery Business e Venture Partner para fundos de investimento nacionais e internacionais. Sua última startup, Compra3, foi reconhecida pela Time Magazine, The New York Times, Financial Times, Microsoft BizSpark One USA, TechCrunch e IBM Innovation como uma das startups mais inovadoras do mundo. Formado em Administração pela UFPR,também estudou na University of California - Berkeley. É Co-autor do livro Growth in a Difficult Decade, lançado em Londres e EUA com grandes inovadores mundiais.

+
ANTÔNIO MACHADO
ANTÔNIO MACHADO CEO, ITB - Instituto Talento Brasil


Formado em jornalismo, Antônio Machado é CEO do Instituto Talento Brasil, entidade voltada para a discussão e formulação de políticas públicas para o desenvolvimento, e fundador do portal Cidade Biz. Iniciou sua carreira como jornalista na Revista Veja e não parou até hoje, já recebeu diversos prêmios importantes, como o Esso e o Abril.

+
BERNARDO MACHADO
BERNARDO MACHADO Managing Director, ITB


Administrador de empresas com background em capital de risco, empreendedorismo, finanças, planejamento estratégico, desenvolvimento de negócios e fundos de investimento, com mais de 8 anos de experiência. Trabalhou nos principais bancos do Brasil e fundou 4 startups - com uma saída bem sucedida. 

+
BRENO MASI
BRENO MASI Head of Product Innovation, Movile


Breno Masi tem 30 anos de idade, é empreendedor e diretor de produtos da Movile Internet Móvel SA, uma empresa Naspers / MIH. A Movile é a maior plataforma móvel para conteúdos e comércio da América Latina. 

Foi um dos fundadores da Fingertips (2007), uma empresa especializada em desenvolvimento de aplicativos móveis. Desde 2011, a empresa faz parte do Grupo.Mobi, o principal grupo de mobile marketing e publicidade no Brasil.

Também co-fundou a Monster Juice, um estúdio brasileiro que desenvolveu jogos para grandes marcas como Coca-Cola, Volkswagen, Danone e Estrela, bem como projetos proprietários para plataformas como o celular, Facebook e PC.

Sócio e colaborador do MacMagazine, um dos sites de maior relacionadas com a Apple no idioma Português.

Fã de tecnologia, estudou Ciência da Computação e Administração de Empresas.

Conhecido por ser o primeiro brasileiro a desbloquear o iPhone no Brasil.

+
BRUNO ENCARNAÇÃO
BRUNO ENCARNAÇÃO B.usiness and A.dvanced T.echnology MAN.anger, Sodet


Cientista da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e mestre na referida instituição em Engenharia de software, com ênfase em Redes Sociais e plataformas web. Empreendedor e co-fundador da SODET.biz , empresa pioneira na área de design de novas oportunidades de negócio mediadas pelo ambiente digital com foco em grandes marcas. Suas áreas de expertise são social business, comportamento digital, redes e plataformas sociais e digital transformation. No portfólio, projetos que impactam diariamente a vida de centenas de milhares de pessoas.

+
CRISTIANO ARAÚJO
CRISTIANO ARAÚJO Professor , Centro de Informática - UFPE


Desde 2012, Cristiano é professor titular da disciplina de Projeto e Desenvolvimento, com forte apelo ao empreendedorismo e uma fonte recorrente de novas startups. Possui Doutorado e Mestrado em Ciências da Computação (Conceito CAPES 6) e Graduação em Engenharia Elétrica Modalidade Eletrônica pela Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

+
CRISTIANO LINCOLN
CRISTIANO LINCOLN CEO, Tempest


Cristiano Lincoln, 36 anos, é CEO e co-founder da Tempest Security Intelligence, empresa líder no mercado brasileiro de segurança da informação, com 100 pessoas e presença em Recife, São Paulo e Londres, e clientes nos EUA, Europa e América Latina. Junto com seus sócios, conduziu a Tempest através de vários ciclos de crescimento desde a incubação como startup no C.E.S.A.R. em 2000, desenvolvendo e entregando soluções para mercados exigentes no Brasil e no exterior. Nesses 15 anos, Lincoln já ralou muito, fez de tudo um pouco, e aprendeu que o mais importante é aprender a aprender, e não ter medo de se reinventar.

+
DANIEL BRASIL
DANIEL BRASIL CEO, HIVE.LOG


Engenheiro de Software formado pelo Cin-UFPE, MBA em Logística Empresarial pela UPE e Mestrando em Engenharia de Produção no PPGEP-UFPE. Trabalha desde 2002 com desenvolvimento de aplicações para o setor de logística. Atualmente CEO da Hive.log.

+
DANIEL DA HORA
DANIEL DA HORA Chief Creative Officer , DH,LO Creative Boutique


Considerado um dos mais completos criativos do mercado pernambucano, é Chief Creative Officer e fundador da DH,LO Creative Boutique desde 2010. Ao longo de 20 anos de carreira ajudou a construir comunicação e cases de sucesso para marcas como Carrier, Apple, Castrol, Honda, GM, ASA Indústria, São Braz, Governo de Pernambuco, Shopping Paço Alfândega, Grupo Dias, Licínio Dias e Cia Importadora, Eletroshopping, Exclusive Line, entre outros. Palestrante no 60º Festival Cannes Lions de Criatividade (2013). Foi eleito um dos "10 criativos mais influentes do Brasil em 2009" pela AdvertLatina. Apontado pela mídia especializada do país como o “Jurado do Século XXI” por sua participação em mais de 25 grandes júris de criatividade no mundo, até 2015. É membro do Art Director's Club - N.Y. (EUA) e do Clube de Criação de São Paulo. É colunista do site de inovação Update or Die; e autor do livro "Imagem e Publicidade - Artes Plásticas, Semiótica e Tecnologia", com prefácio de Lúcia Santaella. Foi presidente do Clube de Criação de Pernambuco entre 2010 e 2012; e é diretor cultural do Instituto Abelardo da Hora.

+
EDGAR ANDRADE
EDGAR ANDRADE Gestor, Fab Lab Recife


Edgar Andrade é publicitário, consultor de políticas públicas com foco em economia criativa. Foi responsável pela realização de dois Encontros Pernambuco Criativo, reunindo personalidades criativas de vários países. Desenvolveu a campanha de educação ambiental da Prefeitura do Recife com a Turma Mangue e Tal, envolvendo animação e jogos interativos. Vem desenvolvendo o projeto de redesenho do Parque Santana, que começou com a instalação de lixeiras interativas e vai receber uma grande estrutura com o Fab Lab Recife, um laboratório de fabricação digital que reune pessoas e equipamentos com o objetivo de promover a inovação e o desenvolvimento de novos produtos. Como gestor do Fab Lab Recife, que funciona em Casa Forte, além de receber diversos perfis de usuários, vem articulando a conexão academia, governos e empresas, desenvolvendo projetos ousados de mobiliário urbano, artefatos interativos e pesquisas envolvendo próteses.

+
EDUARDO ROCHA
EDUARDO ROCHA Partner, Triaxis Capital


Associado à gestora de Venture Capital Triaxis Capital, atua na operação do fundo Criatec 2, o maior fundo de capital semente do Brasil, com capital comprometido de R$ 186 Milhões. Trabalhou na aceleradora de Startups, CESAR.LABS, apoiando e desenvolvendo jovens empresários e seus empreendimentos nascentes. Atualmente é Facilitador Global do Startup Weekend e Diretor do Startup Next Recife, além de Curador de Empreendedorismo na Campus Party Recife.

+
ERICK DE ALBUQUERQUE
ERICK DE ALBUQUERQUE CEO e INVESTIDOR ANJO, A&C Holding Group


Diretor executivo da A&C Holding Group e Investidor Anjo do Porto Digital, é  Master of Business Administration pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo, Fundação Getúlio Vargas, atuou como consultor de empresas na criação e execução de suas estratégias empresariais, geração e desenvolvimento de novos negócios.Atua na criação e coordenação de projetos para qualificação profissional face ao novo momento econômico do Brasil em diversas áreas como: Gestão Empresarial, Marketing, Tecnologia, Logística e Operações industriais

+
FRANCISCO SABOYA
FRANCISCO SABOYA CEO, Porto Digital


O executivo Francisco Saboya entende que a tecnologia tem papel fundamental no desenvolvimento do mundo. Sua história transita entre o acadêmico e o mercado, aproximando esses dois mundos. Hoje é Diretor Presidente (CEO) do Porto Digital, parque tecnológico em RecifePE, um dos mais proeminentes do país, que agrega cerca de 230 empresas. Graduado em Ciências Econômicas e mestre em Engenharia de Produção – UFPE, atua como consultor de empresas nas áreas de planejamento estratégico, engenharia de processos, reestruturação organizacional, gestão da inovação e gestão do conhecimento nos mercados público e privado. É também professor na FCAP UPE e conselheiro do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife e do Softex Recife.

+
GUILHERME MYNSSEN
GUILHERME MYNSSEN CEO, Chefsclub


Tem 30 anos, é graduado em Comunicação Social com ênfase em Marketing pela ESPM-RIO e com MBA Executivo pelo COPPEAD-UFRJ. Foi Diretor-Executivo da ESPM Junior-Rio, Trainee Comercial na B2Winc, Analista de Vendas e CRM na Ponto de Referência, Executivo de Contas na Reckitt Benckiser. Foi Professor-ativador no Curso de Gestão Prática de Varejo da FGV e Professor de Marketing de Relacionamento e Endomarketing da Universidade Celso Lisboa. Hoje é CEO e co-fundador do ChefsClub, Empreendedor Jovens Promessas da Endeavor e Conselheiro da ESPM Junior-Rio

+
GUILHERME SARAIVA
GUILHERME SARAIVA Head of Corporate Solutions, CERS


Empreendedor, atua na área educacional desde 2009, quando se tornou parte integrante do time de fundadores do CERS, hoje a maior empresa de ensino online do país. Sediada em Recife, o CERS atua na preparação de pessoas de todo o país para concursos públicos, exame de ordem e cursos de pós-graduação. Contando com cerca de cem mil alunos pagantes mensalmente, é reconhecida como exemplo de empreendedorismo no Nordeste e passou a pertencer ao quadro da Endeavor em 2015. Atualmente, Guilherme lidera o setor de negócios corporativos da companhia, além de participar do conselho do QG do ENEM, empresa investida pelo grupo.

+
GUSTAVO ZILLER
GUSTAVO ZILLER Head Cook, In The Lab


Formado em Publicidade e Propaganda pela PUC-MG com especialização em produção digital pelo Brighton College of Technology – Inglaterra, Ziller é Empreendedor Endeavor e sócio-fundador da Aorta, uma das maiores desenvolvedoras de soluções para smartphones e tablets da América Latina adquirida em 2011 pela e.Bricks Capital/Pontomobi.

 

Em um passado não tão distante co-fundou a Imago Filmes (produtora de vídeo) e a extinta e incrível Savassi FM (principal Rádio Educativa de Belo Horizonte). Participou ativamente do lançamento da Oi FM, projeto de rádio da operadora Oi e do braço de Mobile Content da Trip Editora, o Trip Mob.

 

É co-fundador da Gato Preto Classics, fábrica de amplificadores valvulados para guitarra. Escreve sobre música e tecnologia no coletivo de ideias Update or Die e sobre aplicativos para smartphones no projeto Vale o Download. Foi colunista do caderno Tec da Folha de S. Paulo em 2011/12 e eleito pela revista ProXXIma em 2012 um dos 50 profissionais mais inovadores do mundo digital brasileiro.

 

É criador e protagonista da série 7CUMES do Canal Off que retrata a transformação de uma pessoa comum em atleta de alta performance através da escalada dos maiores picos dos 7 continentes do projeto. Autor do livro Escalando Sonhos (Tuva Editora, 2015) 


+
HUGO JOSÉ MOURA
HUGO JOSÉ MOURA Socio-Fundador , Grupo Sygma


Mais de 20 anos de experiência nas áreas aeroespacial e de tecnologia de defesa, em diferentes cargos gerenciais e executivos. Possui bacharelado e mestrado em Ciências Militares, Especialização em Sistemas de análise contemplou e Gestão de Projetos. Especializações: Habilidades de negociação, Gestão de Projetos, Empreendedor, Defesa sólida e de I & D da rede, Chumbo Assessor para a implementação de Sistemas de Qualidade. É Diretor Executivo da S2 Tecnologias em Energia Solar e Sócio-Fundador e Diretor de Desenvolvimento de Negócios do Grupo Sigma há mais de 20 anos.

+
IGOR PIQUET
IGOR PIQUET Nordeste, Endeavor


Graduado em administração de empresas pela Universidade de Pernambuco e com especialização em financial accounting pela Wharton School, Igor é o coordenador das operações da Endeavor no Nordeste, responsável pela seleção e desenvolvimento de negócios inovadores de alto crescimento na região e por projetos globais da Endeavor Brasil. Igor também é membro da rede global de jovens líderes: Sandbox Network, voluntário da Junior Achievement e membro do conselho consultivo de empresas de médio porte.

+
JOSE M. BERNAL
JOSE M. BERNAL COO e CI , Brain Dynamics


COO e CIO da Brain Dynamics, empresa espanhola de gestão do conhecimento sobre anatomia e funcionamento cerebral, José Bernal tem larga experiência em gestão de startups e biotecnologia.

+
JOSEMANDO SOBRAL
JOSEMANDO SOBRAL CTO, Colab


Empreendedor apaixonado por mobile e tecnologia, Josemando Sobral tem mais de 11 anos de experiência no mercado. Começou a carreira no primeiro estúdio de games móveis do país e desde então não largou o celular. Trabalhou em diversos segmentos ligados a telefonia, como distribuição de conteúdo, SMS e billing. Em 2012, fundou a 30ideas e o Colab.re, a rede social da cidadania. É formado em Ciência da Computação pela UFPE e possui MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Nas horas vagas baixa apps.

+
LAUREN A. BURNHILL
LAUREN A. BURNHILL Diretora, One Planet Ventures


Experiência sênior de gestão e liderança em investimento de impacto e financiamento do desenvolvimento, como também em desenhar e implementar com sucesso estratégias claras, políticas e métricas para alcançar objetivos financeiros, sociais e ambientais; seja na transação, programa ou nível político. Originação, estruturação e gestão da dívida, patrimônio, fundos de investimento e instalações; Fortalecimento credor e financeira do investidor, gestão de risco e práticas de governança. Avaliação das finanças, investimentos e projetos e programas.

+
LÉO XAVIER
LÉO XAVIER CEO, Pontomobi


Pioneiro no mercado mobile no país, é CEO e fundador da Pontomobi, principal empresa especializada em mobile marketing e advertising da América Latina. É editor responsável pelo Blog Mobilizado, escreveu os livros #MobilizeBook e A Primeira Tela, em 2010 e 2013 respectivamente. Em 2012, foi o jurado brasileiro no Festival Cannes Lions na recém-criada categoria Mobile. É formado em Administração de Empresas pela FGV, estudou Publicidade e Propaganda na ECA/USP e ministra, com freqüência, aulas na FGV, ESPM e USP.

+
LUCIANO MEIRA
LUCIANO MEIRA Pesquisador, Joy Street


Ph.D. em Educação Matemática pela University of California at Berkeley, Professor do Departamento de Psicologia da UFPE. Realiza pesquisas em Internet e cultura digital. É atualmente pesquisador de Desenvolvimento Tecnológico Industrial do CNPq e colaborador do C.E.S.A.R (Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife) há uma década em projetos de cultura digital (NAVE, Coletivo CocaCola, Fundação Roberto Marinho, Plug Minas, etc.). É líder educacional do OJE (Olimpíadas de Jogos Digitais e Educação), projeto de incentivo à melhoria do Ensino Básico através de uma competição colaborativa baseada em games e redes sociais em plataforma Web com participação de todos os alunos das redes públicas de PE, RJ, AL e AC.

+
MIKE SIGAL
MIKE SIGAL Founder & CEO, Cashflower


Formado em Economia pela Universidade da Califórnia Berkeley, Michael Sigal é empresário, consultor e assessor especializado em desenvolvimento de negócios, storytelling e estratégias de inovação das empresas com mais de 20 anos de experiência no ecossistema global de startups.

+
PARIS KOKOROTISIKOS
PARIS KOKOROTISIKOS Owner, I4G


Paris Kokorotsikos é consultor da Bolsa de Atenas e diretor de gestão da Euroconsultants, proprietário da incubadora i4G, bem como acionista de várias nos setores de TIC, ciências da vida e meio ambiente. Durante os últimos anos, esteve envolvido em muitos projetos de concepção e desenvolvimento de PPP’s, especialmente os de tamanho médio ligadas à iniciativas locais e regionais na Europa, com o objetivo de melhorar a infraestrutura do setor privado de tecnologia.

+
PAULO ADEODATO
PAULO ADEODATO Sócio - Fundador, Neurotech


Ph.D. in Mathematics pela King's College London, atualmente é Professor Adjunto do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco, SocioFundador da NeuroTech Tecnologia da Informação, empresa pioneira no Brasil no desenvolvimento de soluções avançadas para automação de todo o ciclo de decisão em operações de crédito, cobrança, risco e fraude. Foi também sócio fundador da AILeader Tecnologia, atuando na criação do negócio com o C.E.S.A.R, junto ao investidor, tendo sido, também, o responsável técnico e coordenador da equipe. A Unidade de Negócio desenvolvia soluções de reconhecimento de caracteres em documentos (ICR), com ênfase em cheques e documentos bancários. Coordenou as negociações com o investidor e criou um MODELO DE NEGÓCIO BASEADO EM RECEITA RECORRENTE, oriunda de cada transação de cheque ou documento equivalente.

+
PAULO CÉSAR MIRANDA
PAULO CÉSAR MIRANDA Co Owner / Partner, RBNP2


Formado em Gestão e Tecnologia pela Universidade de Maryland e mestrado em políticas públicas pela universidade de Siracusa, Paulo Miranda é consultor e tem mais de 10 anos de experiência como executivo e estrategista de empresas com base tecnológica.

+
PAULO SALES
PAULO SALES CEO, Acumuladores Moura S/A


Desde 2009 como Co-Presidente Executivo das Empresas que compõem o Grupo Moura, o empresário Paulo Sales atua há mais de 30 anos no segmento de baterias. Paulo é graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Pernambuco e possui especialização no Programa de Gestão Avançada na INSEAD – The European Institute of Business Administration – França.

+
PEDRO SORRENTINO
PEDRO SORRENTINO Ecosystem & Community Development Manager, SendGrid


Pedro Sorrentino é um empreendedor Brasileiro baseado em São Francisco. Ele entrou como um dos primeiros 20 funcionários da SendGrid e hoje é responsável por parcerias e ecosystem development para a West Coast e America Latina. Pedro interagiu com mais de 1200 startups nos últimos 14 meses por meio do SendGrid Accelerate:  um programa corporativo da SendGrid que mistura empreendedorismo, mentoria, contatos estratégicos e créditos em serviços para os melhores early-stage founders do mundo. Mais de 20 fundos de Venture Capital e 150 Aceleradoras ao redor do mundo são parceiras da SendGrid. 

Antes dessa posição, Pedro foi o primeiro Business Development Manager da SendGrid com foco nos canais de revendedores SendGrid. Empresas como Microsoft, Google, Salesforce, IBM e Oracle são parceiras de distribuição da empresa. Além disso, Pedro expandiu a SendGrid para a América Latina, crescendo em mais de 5x as receitas da empresa na região. Clientes da tecnologia incluem empresas como Uber, Airbnb, Spotify, Slideshare e Foursquare. 

Em 2010 ele co-foundou a sua primeira startup no Brasil enquanto estudava nos Estados Unidos. Recomind.net focava no espaço de local services e recomendações e prestadores de serviços. Em 2011 a empresa foi comprada pelo Buscapé Company. 

Em 2014 Pedro foi o Vice Presidente da Associação Brasileira de Startups. Atualmente além de suas funções na SendGrid pelo toca o projeto Silicon Valley World, uma comunidade online para democratizar o Vale do Silício para estrangeiros.

Ele é formado em jornalismo, adora Formula 1, café de qualidade, amaros italianos e bloga menos do que gostaria em pedrosorren.com 


+
RAFAEL SILVA
RAFAEL SILVA CTO e co-founder, EstuárioTI


Com mais de 13 anos de experiência em tecnologia e Segurança da Informação, Rafael Silva é CTO co-founder da EstuárioTI, empresa focada em segurança ofensiva. Integrou a equipe do C.E.S.A.R como Security Admin e liderou a equipe de segurança aeroespacial das Forças Aéreas Brasileiras (FAB). É o criador da primeira plataforma on-line de Phishing Educativo do País, El Pescador; e do serviço de checagens de disponibilidade e segurança, Avisa.lá. Tem experiência acadêmica e de pesquisa, além de ter desenvolvido alguns projetos na área de e-commerce. Rafael é o mentor que pode deixar a sua Startup mais segura.

+
RENATO GOSLING
RENATO GOSLING CEO , ProspectaInc


Sócio-fundador e CEO da ProspectaInc, empresa que tem como propósito ajudar as empresas a fazerem novos negócios mais facilmente. É professor da Faculdade Impacta e mentor Endeavor e da ABStartup. É também autor do livro "O vendedor do futuro" e "As 365 frases impactantes e inspiradoras para seu negócio".

Pescador frustrado, esquiador empolgado e golfista interessado. É marido de Juliana e pai de Gustavo, 6 anos e Eduardo, 3 anos.

+
RICARDO LONGO
RICARDO LONGO CEO, Onoffre Consulting


Em maio de 2013, Ricardo Longo idealizou e fundou a ONoffRE Consulting - online & offline revolution - a primeira empresa de consultoria especializada nesta nova fase da Revolução da Informação, caracterizada pela união indissociável entre o mundos online e offline.

Antes disso, em 2008 criou a FingerTips, a primeira iPhone solutions provider do Brasil, conduzindo-a por 5 anos ao posto de maior provedora de aplicativos multi-plataforma e sites móveis do mercado e concluindo seu processo de incorporação ao Grupo Pontomobi.

Formado em Administração de empresas pela FEA-USP e com cursos de pós-graduação na FGV e Singularity University, Ricardo participou da idealização, desenvolvimento e construção de inúmeros projetos e empresas, como Zoyd.com, AOL Latin America, Matera Systems, BrandStorm, TV Mulher & Mãe e PROOH.

Paralelamente a todas essas iniciativas, acumula mais de 15 anos de experiência em gestão de marcas atuando como gestor de marketing e, principalmente, como consultor de marketing e branding na Grupo Troiano de Branding, Unimark/Longo Comunicação e Nexial Consultoria de Nexo.

+
SÍLVIO ARAGÃO
SÍLVIO ARAGÃO CEO , AVANTIA


Graduado em Engenharia Elétrica, sóciofundador da Avantia. Hoje, a empresa fornece tecnologias de segurança integrada mais avançadas do mundo para empresas e governos, sendo capaz de manter um centro de controle onde a polícia e o técnico de segurança trabalham juntos. Entre seus maiores casos de sucesso, está cidade de Recife, que desde o início do monitoramento da Avantia, observou uma queda de assassinatos de 60.8%. A Avantia fatura mais de R$ 70 milhões e possui atuação em dez estados no Brasil na área de infraestrutura de tecnologia e segurança.

+
SILVIO MEIRA
SILVIO MEIRA Sócio Investidor , IKEWAI


Engenheiro Eletrônico pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica, e doutor em computação pela University of Kent at Canterbury (Inglaterra). Autor de mais de 100 artigos científicos e tecnológicos publicados em congressos e revistas. Criou e coordenou o programa de doutoramento em ciência da computação da Universidade Federal de Pernambuco; foi assessor da secretaria de política de informática do Ministério da Ciência e Tecnologia; membro do primeiro Comitê Gestor da Internet/br e presidente da Sociedade Brasileira de Computação; consultor do Banco Mundial e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento; um dos criadores do engenho de busca Radix.com e colunista do Jornal da Tarde e Agência Estado. Recebeu, da Presidência da República, as comendas da Ordem Nacional do Mérito Científico e da Ordem de Rio Branco e foi considerado, pela revista Info Exame, uma das cem pessoas mais importantes das tecnologias da informação no Brasil.

+
STEPHEN FLEMING
STEPHEN FLEMING VP, Georgia Institute of Technology


Um investidor de risco e ex-engenheiro de telecomunicações com uma licenciatura em física teórica, Richard Fleming tem mais de 15 anos de experiência em private equity. Antes de sua carreira de capital de risco, ele passou 15 anos em trabalhando na AT & T, Bell Laboratórios, Nortel Networks, e LICOM.

+
STEN GUNNAR JOHANSSEN
STEN GUNNAR JOHANSSEN CEO , Parque Tecnológico de Mjärdevi


Sten Gunnar Johassen é presidente do Parque Tecnológico de Mjärdevi, na Suécia. Formado pela Linköping University, Johassen tem ampla experiência em gestão de ambientes de inovação e desenvolvimento regional.

+
TECO SODRÉ
TECO SODRÉ CEO , IKEWAI


CEO e CO-Founder da IKEWAI Participações e Empreendimentos, holding de investimentos com 10 empresas de alta competitividade no setor de TIC baseadas em Recife, no Porto Digital. Mais de 20 anos de experiência em empreendedorismo digital. Co--Founder e diretor de planejamento e estratégia da SODET. Foi Interactive Director da Y&R (Young & Rubicam) e Wunderman Interactive, Ex--Presidente da empresa Mobile S/A, Ex--Diretor de Novos Negócios e Operações da Radix S/A, Ex--Gerente de Contas Sênior e Vendas da Harte--Hanks do Brasil. Desenvolveu negócios e relacionamentos com gerentes, técnicos, gestores e executivos de empresas como: Motorola, AOL Brasil, Vivo, Ford, Globo.com, FIAT, Telefônica, Magazine Luiza, Grupo Bompreço, CPM, Grupo Martins Atacadista, Itautec, Datasul S/A, Microsoft, Grupo Cornélio Brennand, Previ, Cinemark, Natura, Grupo Pão de Açúcar, Brasil Telecom, TV1, Totvs, GP Investimentos, Unitech, Procwork, Santander, GVT, Sky, Multiplus. Experiência em: Estruturações, fusões e aquisições no setor brasileiro de alta tecnologia tanto para empresas nacionais como para multinacionais; Inovação em novos serviços digitais; Planejamento e gerenciamento de campanhas e de mídia online e posicionamento em internet; Venda, comercialização e contratação a grandes clientes de projetos de soluções em TICs.

+
TERENCE REIS
TERENCE REIS PARTNER, Pontomobi


Terence Reis é um dos pioneiros do mercado mobile, tendo participado ativamente de diversos marcos dessa indústria - das primeiras campanhas de mobile advertising aos primeiros apps de marcas.

Sócio da Pontomobi, foi responsável pela estruturação da Mobile Marketing Association na América Latina, pela produção dos documentos das Diretrizes de Mobile Advertising e Melhores Práticas de SMS. É o responsável pelo Mobility Index, estudo que mede a presença de anunciantes no ambiente mobile.

É professor de mobile marketing na ESPM, economista e cientista político pela UFMG.

+
TULIO CARACIOLO
TULIO CARACIOLO CEO, Manifesto Games


Tulio Caraciolo atua profissionalmente na área de jogos desde 2006. Durante cinco anos foi um Undead Warlock sem muito talento em Azeroth, aposentado após a guerra contra Illidan Stormrage e mais de três mil horas de serviços prestados à Horda. Atualmente se divide entre missões em New Austin e o comando de tropas de Protoss. Além disso, é produtor executivo na Manifesto Game Studio e Big Hut Games. Participou como programador, game designer e/ou produtor em mais de vinte jogos casuais distribuídos atendendo clientes como Bandai Namco, Disney, Zynga, MightyPlay, DeNA, entre outros. São milhões de downloads! Fundou, até agora, três empresas de jogos e é aluno de doutorado no Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco.

+
UBIRAJARA MAIA
UBIRAJARA MAIA Diretor , UM7


Mestre em ciência da computação pela UFSC, Ubirajara Maia é um executivo sênior de tecnologia e empresário que tem um histórico comprovado de produto de sucesso e carreira de desenvolvimento de software em empresas multinacionais e startups. Ele tem um histórico profissional em um cenário internacional e multicultural, com experiência em diferentes setores, como a educação, indústria e serviços.

+
VINICIUS PORTO
VINICIUS PORTO HEAD OF BUSINESS, PorQueNão?


Vinicius Porto é Graduado em Administração pela ESPM, Pós-graduado em Marketing pela USP e atuou por mais de 15 anos em empresas como Nestlé, Unilever, G.E. e Schincariol. Abandonou a carreira executiva em 2010 em busca de um sonho maior: Construir Negócios e Marcas através de inovação centrada no ser humano e tecnologia. Ao lado de Igor Saraiva, fundou a PorQueNão? e ao longo de 4 anos obteve êxito, ao lado de marcas como Suvinil, Heineken, BASF Agro, DeVry Group (Brasil e U.S.A.), Brasil Kirin (Eisenbahn), Reserva, Instituto Akatu, Duratex (Deca), conquistando prêmios inéditos no Brasil como 6 prêmios Smarties (a maior premiação mobile, concedida pela Mobile Marketing Association) ano passado em NYC. Além de atender clientes tradicionais, a empresa atua junto a frentes de inovação no Brasil, sendo membro fundadora da Service Design Network e membro do board da Hyperisland no Brasil.

+
WAGNER MARTINS
WAGNER MARTINS Fundador, 301.yt


Conhecido nos primórdios da internet no Brasil como um grande trollador da imprensa e espalhador de boatos na rede, Wagner “Mr Manson” Martins há 10 anos se aposentou dos dias de editor do Cocadaboa pra se dedicar à vida de empresário e sócio de uma agência de marketing de guerrilha, a Espalhe. Lá, permaneceu 8 anos (6 como sócio), onde desenvolveu estratégias de comunicação e planejamento de ações digitais para algumas das maiores marcas do Brasil. Em 2013, se retirou da sociedade na Espalhe quando a mesma foi adquirida pelo grupo MSL Publicis. No ano seguinte, lançou uma nova agência, a 301.yt, dedicada a criar formatos inovadores de vídeos pra internet e desenvolver conteúdo para canais de marcas no YouTube.

+
WEBER AMARAL
WEBER AMARAL Professor, USP


Pesquisador e professor da Universidade de São Paulo (USP) com foco na área de biocombustíveis, Weber Amaral é formado e mestre em engenharia florestal na USP, e também fez mestrado e doutorado na Universidade de Harvard, EUA. Ele liderou projetos em mapeamento de pesquisa de etanol de segunda geração no Brasil e Estados Unidos, o desenvolvimento do Centro de Excelência e Parques Tecnológicos, bem como pesquisou a sustentabilidade do etanol de cana e biodiesel brasileiro. Dr. Neves do Amaral foi consultor em biodiversidade para diversas ONGs internacionais (PNUD, PNUMA, FAO, UNCTAD), governos (Brasil, Chile, África do Sul, Moçambique) e do setor privado.

+
JOSÉ CARLOS CAVALCANTI
JOSÉ CARLOS CAVALCANTI Professor, UFPE


Engenheiro Civil (UFPE/1981); Mestre em Planejamento Urbano e Regional ( UFRJ/1987); PhD em Economia (Universidade de Manchester-Grã Bretanha/1991); Professor da UFPE (1991) nos Deptos. Economia e de Sistemas de Informação; Bolsista de Pesquisa do CNPq (1992-2002); Coordenador Nacional do Grupo de Economia de Redes do Comitê Gestor da Internet no Brasil, do Ministério da Ciência e Tecnologia – MCT (1995-1998); Diretor de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPE (1995-1998); Presidente da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco – FACEPE (1999-2003); Membro Fundador do Conselho de Administração do Porto Digital (2000-2006); Secretário Adjunto de Ciência e Tecnologia de Pernambuco (2003-2006); Co-Fundador da empresa Creativante (2007)(http://www.creativante.com.br); Palestrante e Consultor de empresas e organizações nas áreas de tecnologia e inovação; Vice-Presidente do Comitê de Tecnologia da Informação da AMCHAM-Recife (2013); Autor do livro “Effects of IT on Enterprise Architecture, Governance and Growth”, publicado nos EUA, em outubro de 2014, pela editora IGI-Global; Assistant Editor do Editorial Board do International Journal of Productivity Management and Asssessment Technologies (IJPMAT) (2015).

Parceiros
Porto Digital Governo Estado PE Grupo Jereissati Instituto Talento Brasil